Efe/Nasa
Efe/Nasa

Primeiro astronauta a viajar 7 vezes ao espaço deixa a Nasa

Jerry Ross sai da agência americana após uma carreira de mais de 30 anos na qual passou quase 1.400 horas em missões espaciais

Efe,

27 de janeiro de 2012 | 18h40

Jerry Ross, o primeiro astronauta a viajar sete vezes ao espaço, anunciou nesta sexta-feira, 27, sua retirada da Nasa após uma carreira de mais de 30 anos na qual passou quase 1.400 horas no espaço e realizou nove caminhadas espaciais.

O responsável do Escritório de Astronautas da Nasa em Houston, Peggy Whitson, indicou em comunicado que seu trabalho "foi fundamental no êxito de muitas das missões espaciais e inúmeras caminhadas".

Ross, que entrou na Nasa em 1979, primeiro como controlador de voo, foi a terceira pessoa que mais tempo dedicou a realizar atividades fora de naves espaciais.

Em 1980, foi selecionado como astronauta, e tem o recorde, ao lado do costarriquenho Franklin Chang-Díaz, de ser o único astronauta que viajou sete vezes ao espaço.

Ao longo de sua trajetória profissional, Ross voou nas naves Endeavour e Columbia, uma vez em cada uma, e cinco vezes na Atlantis. Seu primeiro voo foi na missão STS-61B, em 1985, e o último foi na missão STS-110, em 2002.

O astronauta também viajou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) quando ainda estava no início e ajudou a conectar o módulo americano "Unity" e o russo "Zarya".

Segundo dados da Nasa, Ross acumulou mais de 1.393 horas no espaço, incluindo 58 horas e 18 minutos em nove caminhadas espaciais.

Nascido em 20 de janeiro de 1948, em Crown Point (Indiana), Jerry Ross é casado com Karen Pearson e tem dois filhos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.