Cartaz da campanha de doação do governo federal
Cartaz da campanha de doação do governo federal

Pró-Sangue comemora estoques regulares no dia mundial da doação

Níveis normalmente caem nos meses de junho e julho; bolsas de B negativo estão escassas

estadão.com.br

14 de junho de 2012 | 12h20

Os estoques de sangue da Fundação Pró-sangue estão em níveis considerados confortáveis no momento, algo incomum para os meses de junho e julho, indica nota divulada nesta quinta-feira, 14, pela instituição.

 

Segundo o texto, os hemocentros abastecidos pela fundação fecharão o mês de junho com cerca de 10,7 mil bolsas de sangue de todos os tipos - com exceção do tipo B negativo, cujo estoque é crítico. A instituição, porém, avalia que são necessárias 12,5 mil bolsas para que os hemocentros operem com "folga".

 

Segundo a Pró-sangue, os estoques chegam a apenas 11 mil bolsas mensais. Mas há o alerta para o mês de julho, quando deve ocorrer uma queda de 30% no número de doadores. A redução ocorre por conta do frio e é comum que os níveis caiam depois do início de maio, quando se encerra a campanha pela doação.

 

Requisitos

 

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

 

No mais, quem já recebeu a vacina contra gripe pode fazer sua doação de sangue após 48 horas depois da vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

 

Para outras informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, acesse o site www.prosangue.sp.gov.br. Os perfis da fundação nas redes sociais são facebook.com/prosangue e @pro_sangue (no Twitter). 

Notícias relacionadas

    Encontrou algum erro? Entre em contato

    Tendências:

    O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.