Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão

Qual tênis é o melhor para correr?

A resposta não é simples: nem sempre o calçado mais tecnológico será a melhor escolha, especialmente para iniciantes

Ana Lourenço, O Estado de S.Paulo

11 de junho de 2022 | 05h00

A qual tênis eu devo dar preferência para correr? 

Gustavo Reis, São Paulo, SP

Responde André Cordeiro, fisiologista e professor de educação física 

Cada tênis tem uma anatomia. Para pessoas que não vão fazer treinos longos, ou correr mais de 20 km, o ideal é que elas priorizem o conforto.

O principal ponto do tênis é a entressola, que fica logo acima do solado. Cada marca tem a sua tecnologia, e é essencial que ela seja analisada, porque amortece e distribui a pressão da pisada em todo o tênis. Ela precisa ter um retorno de energia, como uma mola. Ou seja, quanto maior for esse retorno da mola, melhor e mais eficaz. 

Recomendo um tênis híbrido, que garanta conforto, mas traga velocidade e performance. Porque se você não está acostumado a correr e comprar tênis com placas de carbono (tecnologia que garante estabilidade, ajuda no impulso e reduz a pressão da articulação) ou que tenha entressolas muito altas (recomendados para profissionais), a chance de você sofrer uma lesão é grande. Isso não significa que o seu tênis não precisa ter amortecimento. 

O solado é importante quando levamos em conta o lugar da corrida. Aqueles com mais aderência são indicados para quem corre na rua. Já para a esteira, um tênis mais leve funciona. 

Para o conforto, leve em consideração a palmilha, que pode ser grossa, fina, fixa ou removível. Sua função é absorver a transpiração e auxiliar na estabilidade do pé. Então um cabedal (parte central do tênis) bem justo ao pé e uma palmilha fixa, que é aquele tênis que veste como uma meia, para mim, são os melhores para correr.

Quer ver sua dúvida respondida aqui? Mande para ana.lourenco@estadao.com ou pelo Instagram @bemestarestadao

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.