São Paulo libera quarta dose de vacina contra a covid para pessoas com 18 anos ou mais

Mais de 900 mil moradores da capital estão aptos a receber o reforço; estudos indicam que níveis de anticorpos caem ao longo do tempo, o que exige doses adicionais

PUBLICIDADE

Foto do author Leon Ferrari
Por Leon Ferrari
Atualização:

Toda população adulta de São Paulo está elegível para a quarta dose da vacina contra covid-19 a partir desta terça-feira, 9. O segundo reforço é destinado àqueles com 18 anos ou mais que receberam a terceira dose (primeiro reforço) há ao menos quatro meses. Segundo a Prefeitura, 911,7 mil pessoas estão aptas a receber o imunizante.

“É fundamental que todos tomem as doses de reforço para continuarem protegidos das formas graves da doença”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, em nota. Estudos demonstram que, ao longo do tempo, os níveis de anticorpos neutralizantes caem.

Vacinação contra covid na UBS Santa Cecília; toda população adulta de SP está elegível para quarta dose Foto: Werther Santana/Estadão

PUBLICIDADE

Os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, além de três Centros de Saúde (CSs), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e megapostos. A plataforma da De Olho na Fila permite checar a disponibilidade de vacinas por fabricante e a situação das filas de vacinação nos postos em tempo real.

Segundo a Prefeitura, mais de 34,6 milhões de doses anticovid na capital. Na população adulta, a cobertura vacinal está em 107,4% para segunda dose, 83,7% para primeira dose de reforço (terceira dose) e em 53,5% para quarta dose – em relação aos grupos elegíveis até então. A última ampliação de público para o segundo reforço ocorreu no dia 25 de julho, quando pessoas com 30 anos ou mais se tornaram elegíveis. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.