Quem teve covid pode doar sangue? Onde posso ser voluntário? Veja perguntas e respostas 

Preocupados com queda de estoques, hemocentros brasileiros convocam doadores de sangue

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

Além da redução por causa da covid-19, o número de doadores ainda é muito baixo no Brasil. Conforme o ministério, 1,8% da população doa sangue de forma regular, índice que fica abaixo do parâmetro de 2% definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e abaixo dos 5% registrados em países da Europa.

Independentemente do cenário da pandemia, o Ministério da Saúde garante que todas as unidades estão preparadas para receber os candidatos com segurança. Confira a lista com os endereços de hemocentros em todas as regiões do País aqui.

Quem teve covid pode doar sangue? Onde posso ser voluntário? Entenda Foto: Fernando Teixeira

PUBLICIDADE

Veja a seguir os critérios de triagem:

Quem teve covid-19 pode doar sangue? Candidatos que apresentaram infecção podem doar sangue 30 dias após a melhora total dos sintomas da doença.

Quem teve contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação pelo coronavírus deve aguardar 15 dias após o último dia da exposição para realizar a doação de sangue.

Quem tomou a vacina da covid-19 deve esperar quanto tempo para doar sangue?

No caso da Coronavac, o intervalo recomendado é de 48 horas após a vacinação. Já quem tomou a vacina de Oxford/Astrazeneca, por ser de outra metodologia, deve esperar por 7 dias para fazer a doação de sangue.

Publicidade

Quais são os outros pré-requisitos?

No mais, prevalecem os demais pré-requisitos já adotados anteriormente. Para ser um doador, é necessário estar em boas condições de saúde e alimentado, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos devem verificar documentos necessários e formulário de autorização.

Além disso, evitar o consumo de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. Estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, mantendo intervalo de dois meses entre as doações. Já as mulheres podem doar três vezes, sendo o intervalo de três meses.

Quais são os impedimentos temporários?

  • Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, deve esperar até 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.
  • Gravidez.
  • 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
  • Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia e rinoscopia): aguardar 6 meses.

Confira outros impedimentos à doação no link "Quem não pode doar".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.