Christopher Austin/AP
Christopher Austin/AP

Rã de 7,7 milímetros é proclamada o menor vertebrado do mundo

Pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana, nos EUA, fizeram descoberta durante uma expedição de três meses à ilha de Nova Guiné

Efe,

12 de janeiro de 2012 | 08h57

Com apenas 7,7 milímetros, uma pequena rã da família Paedophryne procedente de Nova Guiné foi proclamada o menor vertebrado do mundo, segundo publica nesta quarta-feira a revista científica PLoS One.

 

Pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana (EUA) fizeram esta descoberta durante uma expedição de três meses à ilha de Nova Guiné, um dos maiores centros de biodiversidade tropical do mundo.

 

A equipe, dirigida pelo professor Christopher Austin, descobriu duas espécies desta mesma família e batizou a menor de Paedophryne amauensis.

 

"Nova Guiné é um centro de biodiversidade, e cada novidade que descobrimos acrescenta outra camada a nossa compreensão geral de como a biodiversidade é gerada e se mantém", avaliou Austin.

 

A rã desbancou como menor vertebrado um peixe (Paedocypris progenetica) localizado na Indonésia, cujo tamanho médio quando adulto é de 8 milímetros.

 

Por outro lado, dos mais de 60 mil vertebrados conhecidos atualmente, o maior é a baleia-azul (Balaenoptera musculus), com média de mais de 25 metros.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.