Wilton Junior/AE
Wilton Junior/AE

Região Sudeste tem o maior número de fumantes, aponta IBGE

Existem cerca 10,4 milhões de consumidores de cigarro nos quatro Estados da região mais populosa do Brasil

Fabiana Cimieri, da Agência Estado,

27 de novembro de 2009 | 10h09

O analista de sistemas Fábio Vieira, de 26 anos, é um dos 10,4 milhões de fumantes da Região Sudeste, que é a que concentra o maior número de consumidores de cigarros no País. Ele mora no Rio de Janeiro, Estado que, de acordo com a Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 15,2% de fumantes.

Veja também:

linkNúmero de ex-fumantes supera o de que ainda fumam, diz IBGE

linkControle de tabagismo evitaria mais de 110 mil casos de câncer

especialTeste o seu grau de dependência em cigarro

especial Atlas do tabaco: o cigarro ao redor do mundo

 

Vieira começou a fumar com os amigos, apenas quando saía à noite e bebia. Ele tinha 19 anos e não gostava do sabor do cigarro comum. Por isso preferia os cigarros de cravo, também conhecidos como "de Báli". No início, dava apenas "uns tragos", aos poucos, viciou-se no fumo de marcas tradicionais.

 

Ele já parou de fumar uma vez, por conta própria, sem o auxílio de remédios, por seis meses. "Mas fiz uma viagem de trabalho sozinho e voltei, acho que o cigarro acaba sendo uma companhia", tenta justificar.

 

Vieira vem de uma família de fumantes: o pai, a mãe e a mulher também fumam, e acredita que isso também o tenha influenciado. Mesmo sendo usuário de tabaco, o analista de sistemas é a favor das leis que restringem o fumo em ambiente fechado. Ele é obrigado a descer do prédio onde trabalha para ir fumar na rua. "Acabo fumando menos durante o dia."

 

Vieira planeja parar de fumar um dia, mas não sabe quando. "Talvez no dia em que a minha mulher ficar grávida", conjectura ele, diante da insistência da repórter em querer saber quando seria.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.