Rio confirma primeiros casos de dengue tipo 4 e espera nova epidemia

Ações de combate ao mosquito transmissor foram reforçadas nas áreas onde vírus foi detectado

Agência Brasil,

01 de fevereiro de 2012 | 11h26

 A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio informou que foram confirmados na semana passada os seis primeiros casos de dengue do tipo 4 nas zonas norte e oeste da capital fluminense. Na mesma semana, foram notificados 21 casos pela secretaria, totalizando 1.234 este ano. Já a Secretaria Estadual de Saúde informou que foram notificados em todo o estado 2.711 casos da doença, número que não inclui os casos registrados no município do Rio.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da prefeitura do Rio, Márcio Garcia, nos locais onde foram identificados o vírus tipo 4, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue foram intensificadas, com a finalidade de evitar a propagação da doença.

“A cada semana a gente vem reavaliando as nossas ações e fazendo todo um planejamento baseado nos resultados de forma a intensificar as ações de controle vetorial [do mosquito transmissor], de mobilização e de educação em saúde nas áreas de maior transmissão da doença”, explicou.

Ele acredita que a notificação da presença do vírus tipo 4 no município só reforça a possibilidade de uma nova epidemia de dengue na cidade. “Nós já estávamos preparados para a presença da dengue do tipo 4, isso só faz fortalecer a nossa expectativa de viver uma grande epidemia no ano de 2012”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.