Eliane Carvalho/Governo RJ
Eliane Carvalho/Governo RJ

Rio tem a terceira morte confirmada pelo novo coronavírus; Estado tem 119 infectados

Terceira vítima fatal da doença era um idoso, morador de Petrópolis; último boletim do Ministério da Saúde contabilizava 18 mortes no País

Denise Luna e Daniela Amorim, O Estado de S.Paulo

21 de março de 2020 | 10h43
Atualizado 21 de março de 2020 | 19h43

RIO - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que já são 119 casos confirmados de infectados pelo coronavírus neste sábado, 21. Mais cedo, a pasta havia confirmado a terceira morte pelo novo coronavírus no estado. A terceira vítima é um idoso, morador de Petrópolis, região Serrana. Os dois primeiros óbitos no estado foram registrados esta semana em Miguel Pereira e Niterói.

Até o momento, o estado do Rio registra 119 casos confirmados da doença, distribuídos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (99), Niterói (10), Petrópolis (3), Barra Mansa (1), Guapimirim (1) e Miguel Pereira (1). Há ainda quatro estrangeiros confirmados para a Covid-19, além de dois (2) casos com o local de residência em investigação.

No balanço divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado, o País já tem 18 mortes relacionadas ao novo coronavírus e outros 1.128 casos confirmados da doença

Para tentar conter o avanço da doença no Estado, o governador Wilson Witzel decretou uma série de medidas de restrição de circulação de pessoas. Entre elas, está a restrição do transporte de passageiros, por terra e ar, entre o Estado do Rio de Janeiro e São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal. Witzel também suspendeu o transporte intermunicipal de passageiros entre as cidades da Região Metropolitana e a capital fluminense. A restrição não se aplica a trens e barcas, mas que operam em um esquema diferenciado.

O governo do Estado do Rio também proibiu eventos e atividades com a presença de público, como shows, eventos esportivos e mesmo festas particulares em salões. Cinemas e teatros devem permanecer fechados, assim como atrações turísticas como o monumento do Cristo Redentor e o bondinho do Pão de Açúcar. 

Para Entender

Coronavírus: veja o que já se sabe sobre a doença

Doença está deixando vítimas na Ásia e já foi diagnosticada em outros continentes; Organização Mundial da Saúde está em alerta para evitar epidemia

Ministério da Saúde declarou na sexta-feira, 20, estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil. A ação tem a intenção de unificar ações em todos os Estados e tornar mais restritivas as medidas de contenção do covid-19, como a restrição da circulação de pessoas acima de 60 anos.

Os Estados que já registraram a transmissão comunitária, também conhecida como sustentada, são Rio, Minas, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.