Str/Afp
Str/Afp

Rússia lança cargueiro Progress à Estação Espacial Internacional

Nave leva mais de 2,5 toneladas de carga e será acoplada neste domingo

Efe,

20 de abril de 2012 | 15h52

A Rússia lançou nesta sexta, 20, a nave automática Progress, com mais de 2,5 toneladas de carga, para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde será acoplada neste domingo.

O lançamento do cargueiro, o Progress M-15M, ocorreu às 9h50 (de Brasília) a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), informou a agência espacial russa, Roscomos. A nave leva água, alimentos e componentes de combustível utilizados para manter a altitude da órbita da plataforma. Além de peças de reposição e várias equipamentos científicos, declarou um porta-voz da Roscosmos citado pela agência "Interfax".

Após dois dias de voo, a Progress M-15M será acoplado à ISS no domingo, com manobra prevista para as 11h40 (de Brasília).

A ISS atualmente abriga a expedição número 30 e integram os americanos Daniel Burbank e Donald Pettit, o holandês Andre Kuipers e os russos Oleg Kononenko, Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin.

Além do lançamento desta sexta, o segundo da Progress neste ano, a Roscosmos planeja enviar outros três cargueiros até o fim de 2012.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.