15 de fevereiro de 2016 | 09h18
MOSCOU - A Rússia anunciou nesta segunda-feira, 15, o primeiro caso de zika vírus no país, em uma mulher infectada na República Dominicana, para onde tinha viajado de férias. De acordo com as autoridades russas, a paciente está internada no setor de infecções de um hospital de Moscou e seu estado é "satisfatório".
A mulher não apresentou sintomas da doença ao regressar das férias, mas depois de alguns dias começou a ter mal-estar generalizado e febre. "As provas do laboratório revelaram a presença do vírus nas mostras biológicas da paciente", informou o governo russo.
As autoridades sanitárias russas mantêm sob alerta os familiares mais próximos da mulher infectada, embora os exames clínicos feitos tenham dado negativo.
O avião que transportou a mulher, moradora de Moscou, voltou à Rússia e foi desinfetado "para evitar riscos à saúde dos passageiros", disse uma fonte.
O zika vírus foi detectado em cerca de 30 países na América Latina e no Caribe, além de casos levados a outras regiões por turistas. /EFE
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.