Saiba como cumprir suas promessas de Ano Novo

Apenas uma em cada quatro pessoas consegue manter seus objetivos ao longo do ano; dicas simples ajudam a chegar lá

Wanise Martinez, Estadão.com.br

29 de dezembro de 2011 | 16h24

Entra ano, sai ano e o ritual é sempre o mesmo: usar uma roupa branca, pular ondinhas, comer muita uva e, claro, fazer montes de promessas para o período que começa.


O problema é que uma em cada quatro pessoas esquece suas resoluções já na primeira semana de janeiro - e quase metade das promessas não sobrevivem ao primeiro mês do ano. Apenas 25% conseguem perseverar em suas novas metas, mostra um levantamento da International Stress Management Association (ISMA-BR), feito em Porto Alegre com 300 pessoas.


E você, já decidiu o que quer para 2012? Para não deixar seus planos pelo caminho antes do Carnaval, uma estratégia bem simples, que pode ser adotada por qualquer um, pode ajudar na empreitada.

"Pequenas ações ajudam a lidar com as projeções para o próximo ano", aconselha a psicóloga especialista em estresse Ana Maria Rossi, presidente ISMA-BR.


Como montar a lista de resoluções

 


Escreva a palavra SMART (do inglês, esperto) na vertical. Cada letra representa uma etapa. Na frente de cada uma delas, siga o solicitado abaixo.


S vem de specific (em português, específico): quanto mais claros os objetivos, mais fácil realizá-los. Não adianta desejar apenas ser feliz, por exemplo. Você tem que saber em que campo quer ser feliz. Seja específico.

 

M significa mensurável ou monitoramento: detalhe o que você quer e estabeleça a forma mais palpável de alcançar esse objetivo; avalie bem as possibilidades. Por exemplo, se você é sedentário e quer começar a se exercitar, não decida frequentar a academia absolutamente todos os dias. Planeje um calendário realista para você.

 

A refere-se a atingível: é preciso ser realista e saber exatamente que tipo de coisa se pode alcançar. Não fantasie. Quer trocar de carro? Saiba se seu orçamento comporta uma Ferrari um carro popular.

 

R vem de resultado: pergunte-se para quê você quer esse objetivo, qual é o propósito de chegar a esse resultado. Isso ajuda a manter a motivação. Pense, por exemplo, na saúde que você vai ganhar - e nas roupas que poderá vestir - se perder alguns centímetros de barriga.

 

T significa tempo: qual é o prazo que você definiu para chegar ao que deseja? É preciso estabelecer uma data a ser cumprida.


Como chegar lá


Antes de mais nada, é preciso traçar um plano de ação. Como você pretende alcançar o que quer? Veja como montar uma boa estratégia:

 

- Estabeleça exatamente o que você vai fazer em qual situação

- Certifique-se de que seu plano só dependa de você, e de mais ninguém, para funcionar

- Seu projeto deve incluir oportunidades de alcançar o objetivo em situações prováveis

- Lembre-se: tudo vai por água abaixo se você não estiver fortemente motivado


Outra dica importante: visualize o momento em que você alcança seus objetivos. Mudar pensamentos pode ajudar a mudar hábitos, acredite. E monitore seus progressos, mesmo que pequenos. Se você está de dieta, anote tudo o que come. Se quer gastar menos, escreva suas despesas. Isso dá uma noção bem concreta do que está funcionando e o que não está.


Fez algum progresso? Dê-se ao luxo de ter uma pequena bonificação.


Pronto. Agora é com você. E feliz 2012!

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.