Saiba como fazer uma máscara caseira para se proteger do coronavírus

O professor do Instituto de Química da USP Henrique Eisi Toma ensina a fazer uma máscara usando filtro de café e saquinho plástico

Fernanda Boldrin, O Estado de S.Paulo

01 de abril de 2020 | 22h34

A máscara foi um dos primeiros itens a entrarem no radar de quem quer evitar o coronavírus. Segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), devem utilizar a máscara profissionais de saúde, cuidadores de idosos, mães em fase de amamentação e pessoas diagnosticadas com a doença. Mas, no Brasil, o avanço da epidemia já leva o governo a recomendar o uso de máscaras feitas em casa, como as de pano.

A alta procura pelo item fez com que ele sumisse das prateleiras, e os que ainda estão disponíveis tiveram aumento de preço siginificativo. Para driblar essas questões, o professor do Instituto de Químia da USP Henrique Eisi Toma ensina a fazer uma máscara caseira. Acompanhe:

 

 

Materiais necessários:

  • 1 filtro de café descartável (material filtrante)
  • 1 saquinho plástico do tipo de geladeira (suporte)
  • Elástico ou Barbante
  • Tesoura

Como fazer:

  1. Partimos de um filtro de café e de um saquinho de geladeira (daqueles que são usados para guardar alimentos e que costumam ter um fecho de ‘colagem’ em cima).     
  2. Com um estilete, cortamos o saquinho, de modo a preservar seu fundo intacto e deixá-lo com aproximadamente 11 cm de altura.  A parte que devemos retirar é a ‘boca’ do saquinho.    
  3. Então, sobrepomos o filtro de café ao saquinho, com a parte mais larga do filtro rente à abertura. Cortamos as partes do filtro que ficarem ‘para fora’, para que ele caiba dentro do saquinho. 
  4. Precisamos fazer furinhos nas laterais do saquinho, por onde passará o elástico que prende a máscara ao rosto. Para isso, dobramos ligeiramente as laterais do saquinho e fazemos um pequeno corte em formato de V perto de cada extremidade.  
  5. Finalmente, precisamos fazer aberturas no centro do saquinho, pelas quais passará o ar que vamos respirar. A maneira mais fácil de fazer isso é dobrando o saquinho ao meio e fazendo dois cortes generosos em formato de V no meio. 
  6. Inserimos o filtro no interior do saquinho. Então, passamos os fios de elástico ou barbante nos furinhos laterais do saquinho, que servirão como suporte da máscara no rosto. E pronto! A máscara caseira já pode ser usada.

    "O Filtro pode ser trocado à vontade, e o suporte pode ser esterilizado com álcool ou desinfetante doméstico", ressalta o professor Toma. 

     

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.