A alta procura pelo item fez com que ele sumisse das prateleiras, e os que ainda estão disponíveis tiveram aumento de preço siginificativo. Para driblar essas questões, o professor do Instituto de Químia da USP Henrique Eisi Toma ensina a fazer uma máscara caseira. Acompanhe:
Materiais necessários:
1 filtro de café descartável (material filtrante)
1 saquinho plástico do tipo de geladeira (suporte)
Elástico ou Barbante
Tesoura
Como fazer:
Partimos de um filtro de café e de um saquinho de geladeira (daqueles que são usados para guardar alimentos e que costumam ter um fecho de ‘colagem’ em cima).
Com um estilete, cortamos o saquinho, de modo a preservar seu fundo intacto e deixá-lo com aproximadamente 11 cm de altura. A parte que devemos retirar é a ‘boca’ do saquinho.
Então, sobrepomos o filtro de café ao saquinho, com a parte mais larga do filtro rente à abertura. Cortamos as partes do filtro que ficarem ‘para fora’, para que ele caiba dentro do saquinho.
Precisamos fazer furinhos nas laterais do saquinho, por onde passará o elástico que prende a máscara ao rosto. Para isso, dobramos ligeiramente as laterais do saquinho e fazemos um pequeno corte em formato de V perto de cada extremidade.
Finalmente, precisamos fazer aberturas no centro do saquinho, pelas quais passará o ar que vamos respirar. A maneira mais fácil de fazer isso é dobrando o saquinho ao meio e fazendo dois cortes generosos em formato de V no meio.
Inserimos o filtro no interior do saquinho. Então, passamos os fios de elástico ou barbante nos furinhos laterais do saquinho, que servirão como suporte da máscara no rosto. E pronto! A máscara caseira já pode ser usada.
"O Filtro pode ser trocado à vontade, e o suporte pode ser esterilizado com álcool ou desinfetante doméstico", ressalta o professor Toma.