São Paulo promove nesta terça-feira uma ação contra o tabagismo

Haverá medição de CO, aplicação de questionário, orientação sobre tratamento e até desfile de moda

Julia Baptista, do estadão.com.br

30 de agosto de 2010 | 18h38

SÃO PAULO - Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no último domingo, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), promove uma ação contra o tabagismo nesta terça-feira, 31, das 9 horas às 13 horas, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073).

Haverá distribuição de panfletos, medição de nível de monóxido de carbono no ar expirado, aplicação de questionário para avaliar o grau de dependência de nicotina, orientação sobre tratamento na rede pública de saúde e um desfile de moda com celebridades para alertar os jovens sobre os malefícios do cigarro.

Entre as pessoas que devem participar do desfile estão a Miss São Paulo 2010, Karla Mandro, apresentadora de TV Babi Xavier, a diretora de cinema Tata Amaral e o campeão mundial de vôlei Amauri Ribeiro.

"Esse tipo de ação é de fundamental importância para alertar os fumantes dos riscos aos quais estão expostos. O tabagismo é a segunda causa de morte evitável no planeta", afirma Stella Martins, cardiologista e responsável pelo programa de Controle do Tabagismo do Cratod.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.