PUBLICIDADE

SP registra o quarto caso de varíola dos macacos e total de diagnósticos no País chega a seis

Ministério da Saúde confirmou novo caso em um homem de 28 anos morador da cidade de Indaiatuba, no interior do Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Ministério da Saúde confirmou no início da tarde desta quinta-feira, 16, o quarto caso de varíola dos macacos no Estado. Trata-se de um homem de 28 anos morador da cidade de Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo. O caso foi confirmado laboratorialmente pelo Instituto Adolf Lutz.

Conforme informou o Ministério, 0 paciente está em isolamento domiciliar e apresenta quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município. O caso é considerado importado, já que o paciente tem histórico de viagem para países da Europa, assim como os outros três casos confirmados no Estado. 

Imagem de microscópio eletrônico mostra sinais da varíola dos macacos em uma amostra de pele humana Foto: CDC via AP

PUBLICIDADE

No momento, o Brasil registra seis casos confirmados, além dos quatro de São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro, e outros 13 estão em investigação, de acordo com a pasta. 

primeiro caso da doença na capital paulista foi confirmado na quinta-feira passada, 9. O paciente é um homem de 41 anos, que mora na capital paulista e tem histórico de viagem para Portugal e Espanha. Ele está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. 

No mundo

primeiro caso europeu foi confirmado em 7 de maio em um indivíduo que retornou à Inglaterra da Nigéria, onde a varíola dos macacos é endêmica. Desde então, países da Europa, assim como Estados Unidos, Canadá e Austrália, confirmaram casos. Ao menos 1,5 mil casos já foram confirmados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.