PUBLICIDADE

São Paulo retoma 'Corujão da Saúde' e oferece 335 mil exames para diagnóstico de câncer

A partir de 1º de outubro pacientes também terão acesso a 19,1 mil sessões de radioterapias

Por Mariana Hallal
Atualização:

O Estado de São Paulo irá retomar o programa Corujão da Saúde, que tem como objetivo diminuir a fila de espera por exames no Serviço Único de Saúde (SUS), a partir da próxima sexta, 1º. Na primeira etapa serão ofertados 335 mil exames para diagnóstico de câncer e 19,1 mil sessões de radioterapia. Serão atendidos pacientes que foram cadastrados pelos municípios na Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS) até o dia 31 de agosto.

Corujão da Saúde irá ofertar 335 mil exames para diagnóstico de câncer Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

PUBLICIDADE

Segundo o Estado, serão feitas endoscopias (cerca de 18,4 mil procedimentos), colonoscopias (11,1 mil), retossigmoidoscopias (1,5 mil), tomografias computadorizadas (180,5 mil), ultrassonografias (28,5 mil), biópsias (6,5 mil) e ressonâncias magnéticas (88,8 mil). Isso permitirá o diagnostico de câncer do aparelho digestivo, tireoide, próstata, cérebro, pulmão e de pele.

O programa começará nesta sexta-feira nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) e hospitais públicos. Outros 50 hospitais privados, entre eles o Albert Einstein, o Sírio Libanês e o Oswaldo Cruz, farão parte do programa. Nestes locais, a data de início do Corujão é 11 de outubro. O governo do Estado informou que está em andamento um chamamento público complementar para contratação dos serviços, com prazo até 1º de outubro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.