José Luiz da Conceição/AE
José Luiz da Conceição/AE

São Paulo terá semana de mobilização contra a dengue a partir do dia 26

Ação começa nesta próxima segunda e servirá para alertar a população sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor

Solange Spigliatti, Central de Notícias,

23 de março de 2012 | 18h59

Começa na próxima segunda-feira, 26, no estado de São Paulo, a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, com a participação de 25 mil agentes, para alertar a população sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Foram programadas para todo o estado atividades especiais, entre arrastões, panfletagens, pedágios, distribuição de adesivos e imãs de geladeira, palestras, apresentações de teatro, exposições e passeatas, além de mutirões de limpeza, visitas casa a casa, remoção de criadouros e visitas de imóveis estratégicos e especiais, como cemitérios e ferros-velhos, segundo a secretaria.

Balanço

Com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), o número de casos de dengue no primeiro bimestre de 2012 foi 91,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2011. Nos dois primeiros meses deste ano, os municípios paulistas informaram 966 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). No mesmo período do ano passado houve 11.984 casos confirmados da doença.

Nos dois primeiros meses deste ano os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), 966 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). No mesmo período do ano passado houve 11.984 casos confirmados da doença. O Estado de São Paulo trabalha, primordialmente, com casos confirmados laboratorialmente, por intermédio da rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

A cidade de Potim, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à Secretaria pelo Sinan, com 174, seguida pelo município de Pontal, com 144, e Borborema, com 98. Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 541 não registraram nenhum caso da dengue no primeiro bimestre. As informações são da secretaria de Saúde.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.