Divulgação
Divulgação

Satélite em queda está na direção da Terra

Um astrônomo amador gravou imagens da queda de um satélite americano na direção da Terra. De acordo com a BBC, o engenheiro francês Thierry Legault conseguiu gravar o vídeo no dia 15 de setembro, quando o satélite passou sobre a França.

22 de setembro de 2011 | 15h10

Legault, que mora em Paris, usou uma câmera especialmente projetada para capturar a imagem da queda do satélite através de seu telescópio. As imagens foram colocadas em seu site de fotos astronômicas.

O satélite tem seis toneladas e 20 anos de uso. Ele se deslocou da órbita em que estava e deve cair por volta do dia 23 de setembro (durante a tarde, horário dos Estados Unidos) em algum lugar da Terra, entre os paralelos 57 norte e 57 sul do equador, uma área que inclui cidades densamente povoadas, ainda segundo a BBC.

Já a agência espacial americana, a Nasa, disse que os cientistas só poderão saber o lugar exato duas horas antes do satélite alcançar a atmosfera. A Nasa também disse que o risco para as pessoas é muito pequeno e o satélite vai se despedaçar ou queimar antes de chegar à Terra.

Segundo os cientistas, apenas 26 pedaços poderão sobreviver a entrada na atmosfera. As informações são da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.