
04 de março de 2011 | 09h54
SÃO PAULO - O satélite Glory foi lançado nesta sexta-feira, 4, a bordo do foguete Taurus XL. No entanto, o foguete não conseguiu entrar em órbita como o previsto. Segundo a nota de esclarecimento da Nasa, leituras indicaram que um escudo protetor não se desprendeu no momento previsto após o lançamento.
A Nasa criou uma comissão para investigar as causas da falha no lançamento, que já havia sido adiado duas vezes antes desta sexta-feira.
O satélite permitiria aos cientistas entender melhor como o sol e partículas minúsculas da atmosfera, chamadas aerossóis, afetam o clima da Terra. O Glory se juntaria a uma frota de satélites de observação chamada de Constelação da Tarde ou "A-train". Esse grupo, que inclui as naves Aqua e Aura, se mantém muito próximo entre si.
Originalmente aprovado em 2005, o satélite foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros e cientistas de várias instituições industriais, governamentais e acadêmicas do país. A sonda chegou à Base de Vandenberg no dia 11 de janeiro, após uma viagem que cruzou os EUA, originada da Corporação de Ciências Orbitais, em Dulles, Virgínia.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.