
27 de abril de 2009 | 12h24
Veja também:
México confirma 110 mortes e casos suspeitos passam de 2 mil
Com na Espanha, gripe suína chega à Europa
OMS discute gripe suína e UE convoca reunião
Estado de emergência é 'precaução', diz Obama
Não há evidências de casos no Brasil
EUA declaram emergência de saúde pública
Entenda a doença e saiba como ela é transmitida
O jovem mora em Osasco, na Grande São Paulo, e chegou do México no último dia 16, porém seu quadro clínico não cumpre os critérios do Ministério da Saúde para a definição de caso suspeito de gripe suína, uma vez que ele não apresenta febre.
Ainda segundo a nota, por "absoluta precaução", o paciente foi internado para esclarecimento de seu diagnóstico, com suspeita de dengue. Amostras de sangue e secreção nasal serão encaminhadas para análise do Instituto Adolfo Lutz.
Neste domingo, 27 de abril, uma mulher que esteve no México entre os dias 12 e 21 e também passou pelos Estados Unidos, procurou o serviço da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, com sintomas de tosse. Ela foi encaminhada para o Hospital Emílio Ribas para avaliação, mas teve alta no mesmo dia, com diagnóstico de sinusite.
No comunicado, a secretaria ressaltou que a rede de Vigilância Epidemiológica do Estado está em alerta por conta dos casos registrados no México e nos Estados Unidos. Por causa disso, segundo a nota, "é natural que haja uma atenção maior, mesmo em relação a casos não suspeitos. Até o momento, não existe qualquer evidência de circulação do agente causador da gripe suína no Estado".
Encontrou algum erro? Entre em contato