Agência Estado
Agência Estado

Secretaria da Saúde dá início testes de vacina contra dengue

Fase inicial começa em abril; atualmente doença só é combatida por meio da eliminação do mosquito

estadão.com.br

28 de março de 2012 | 15h03

SÃO PAULO - Os testes em humanos com a vacina contra a dengue serão iniciados, de acordo com a Secretaria da Saúde de São Paulo, em julho deste ano. Para a fase inicial, serão recrutados a partir de abril 300 voluntários pelo Instituto Butantã, responsável pelos ensaios clínicos.

 

Atualmente, o único método de prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é a eliminação dos criadouros e possíveis focos de transmissão. Não há vacina disponível, de acordo com a secretaria.

 

A estimativa é de que a vacina, que deve passar a proteger contra quatro tipos de vírus da doença, esteja disponível para a população daqui a três anos, conforme informações da secretaria.

 

Os voluntários em participar dos testes devem ter entre 18 e 50 anos de idade. Já no primeiro ano dos exames, poderão ser obtidos os primeiros resultados de segurança, a respeito da imunigenicidade da vacina, afirma a Secretaria da Saúde.

 

Queda

 

O número de casos de dengue no Estado de São Paulo caiu 93% em 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE).

 

Neste ano, foi confirmada uma morte por dengue no município de Pontal, região de Ribeirão Preto, ocorrida em janeiro. Em 2011, houve 50 mortes ocasionadas pela doença e, em 2010, 140 óbitos por dengue. 

Tudo o que sabemos sobre:
denguesaúdevidavacina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.