
02 de abril de 2020 | 09h54
ARACAJU - A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe confirmou nesta quinta, 2, as duas primeiras mortes pelo novo coronavírus no Estado. As vítimas são uma mulher de 61 anos e um homem de 60, ambos de Aracaju. Os dois já tinham histórico de doenças preexistentes.
A primeira a morrer foi a aposentada Fátima Maria Gomes Santos, de 61 anos. Ela teve transmissão comunitária da doença e deu entrada no Hospital Nestor Piva, na zona norte de Aracaju, no dia 26 de março. Como o quadro se agravou, foi transferida para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), permaneceu entubada e morreu na madrugada de hoje.
A suspeita da família é que Fátima Maria tenha adquirido a doença na feira-livre no bairro Lourival Baptista, onde esteve pouco dias antes de sentir os sintomas. Filha da vítima, Marcli Torres disse que foram 13 dias desde a chegada do primeiro atendimento até a morte. Além das doenças como diabetes e hipertensão arterial e no coração, a paciente fumava.
“Ela estava com febre acima de 38 graus e dores pelo corpo, então levamos ela no hospital dia 23 e o médico pediu exames normais, entre eles o raio-x do pulmão e voltou para casa. No dia 24, outro médico olhou os exames, disse que ela não tinha nada e mandou para casa”.
Marcli conta que no dia 26, mais debilitada, Fátima foi levada novamente ao hospital, o teste confirmou a covid-19 e ela ficou internada. A filha diz que, no Huse, só recebia um boletim por dia, informando que o quadro era gravíssimo e que estava sendo usada ventilação mecânica.
Uma das quatro filhas de Fátima Maria apresentou sintomas semelhante à covid-19 e procurou o médico, que a orientou a ficar em casa. Fátima Maria deixa, além das filhas, a mãe de 91 anos que se recupera de uma pneumonia.
O homem que foi a segunda vítima sergipana era hipertenso e já havia tido um AVC. Ele esteve em São Paulo e havia chegado a Aracaju a 15 dias. Ele deu entrada no Hospital da Zona Sul na terça-feira, 31, estava entubado e morreu nesta madrugada.
Em Sergipe já foram confirmados 22 casos da covid-19, sendo 19 em Aracaju, dois em Propriá e um em Nossa Senhora da Glória. Seis pessoas que estavam infectadas sararam e já receberam alta médica.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.