6º caso de zika aumenta preocupação em cidade de 2 mil habitantes

A cidade registra também oito casos confirmados de dengue; moradores fazem fila na única unidade de saúde do município

PUBLICIDADE

Foto do author José Maria Tomazela
Por José Maria Tomazela
Atualização:
A presença do vírus causou um clima de alerta na cidade Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE TURIÚBA

SOROCABA - A confirmação do sexto caso do zika vírus afetando um bebê de um ano de idade aumentou a preocupação dos moradores de Turiúba, cidade de 2.009 habitantes, na região noroeste do Estado de São Paulo. A proporção, agora, é de um caso para cada 334,8 moradores. A cidade registra também oito casos confirmados de dengue. O novo caso de zika e dois de dengue, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, foram confirmados nos últimos dias. Assustados, moradores fazem fila para atendimento na única unidade de saúde do município.

PUBLICIDADE

De acordo com a coordenadora de Saúde, Maria Cristina Garcia, não há motivo para alarme. “Não tivemos nenhum caso grave, tanto que os pacientes, inclusive a criança, foram tratados aqui e estão bem.” Segundo ela, os casos de vírus zika não afetaram gestantes. A doença teria surgido porque o primeiro paciente a apresentar o vírus esteve em Araçatuba, cidade vizinha. “Ele provavelmente contraiu o vírus lá e o trouxe. Como temos o mosquito transmissor, outras pessoas foram infectadas.”

Ainda segundo a coordenadora, as ações contra o Aedes aegypti foram intensificadas, com a vistoria regular dos 700 imóveis da área urbana. A equipe de agentes trabalha também aos sábados. Quando uma pessoa viaja, a própria família observa, no retorno, se ela apresenta algum sintoma de possível infecção. “Há casos também da gripe H1N1 em cidades próximas, por isso a preocupação aumentou”, disse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.