Sistema inglês calcula medidas corporais exatas por scanner

Dispositivo promete acabar com dúvidas sobre o tamanho da peça de quem compra roupas online

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Pesquisadores britânicos inventaram um dispositivo de scanner que analisa com eficácia as medidas corporais de cada pessoa e pode revolucionar o modo como se compram roupas online.

 

PUBLICIDADE

O aparelho, desenvolvido pela Escola de Moda de Londres, pela empresa Bodymetrics e por cientistas da Universidade de Surrey, é capaz de estabelecer as medidas do corpo de um indivíduo detalhadamente.

 

No sistema, basta informar peso e altura como uma referência de análise e incluir uma foto de corpo inteira tirada por uma webcam ou pelo calular. A partir de então, as medidas são calculadas pelo scanner, que produz uma imagem tridimensional da pessoa. As informações obtidas são cruzadas com os tamanhos oferecidos pelos lojistas e, por fim, a máquina informa qual o tamanho da peça a ser escolhido.

 

Adrian Hilton, um dos integrantes da equipe da Universidade de Surrey envolvida no projeto, disse que enquanto alguns clientes ainda prefiram ir pessoalmente às lojas e experimentar as peças, outros vão gostar da novidade para as compras online. "Para o público masculino, vai ser muito bom".

 

Quem compra roupas online não fica 100% seguro com o tamanho escolhido, uma vez que não é possível saber qual modelo veste melhor. Segundo Philip Delamore, da Escola de Moda de Londres, cerca de 30% a 60% as roupas adquiridas via internet são devolvidas. "É comum para quem compra na internet pedir dois ou três tamanhos diferentes, porque não se sabe qual ficará melhor", afirma. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.