Site do Ministério da Saúde sobre covid-19 volta ao ar apenas com informações das últimas 24 horas

Página na internet traz apenas os casos de recuperados, novas contaminações e óbitos; demais dados sobre histórico da doença no País foram omitidas. Informações que constavam em outro site do governo também estão fora do ar

PUBLICIDADE

Foto do author André Borges
Por André Borges
Atualização:

BRASÍLIA – Depois de retirar do ar por um dia o site que mantinha sobre informações detalhadas a respeito a covid-19, o Ministério da Saúde atualizou a página na internet com informações básicas.

O site traz apenas as informações sobre os casos de pessoas recuperadas da doença, os casos de novas contaminações e os óbitos. Todas as demais informações históricas da doença no País foram omitidas da população.

'Painel Coronavírus' foi atualizado apenas cominformações sobre os casos de recuperados, novas contaminações e óbitos. Demaisdados sobre histórico da doença no País foram omitidas Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Na página, o governo informa que “O processo de atualização dos dados sobre casos e óbitos confirmados por covid-19 no Brasil é realizado diariamente pelo Ministério da Saúde através das informações oficiais repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde das 27 Unidades Federativas brasileiras” e quie esses “dados fornecidos pelos Estados são consolidados e disponibilizados publicamente todos os dias, em torno das 19h”. Não é o que ocorria até então.

Durante semanas, o ministério divulgava as informações até as 17 horas, com coletivas de imprensa para detalhar os dados. Depois, passou a atrasar essas informações sucessivamente, até que o próprio presidente Jair Bolsonaro declarou que não teria mais dados em tempo de serem divulgados pelo Jornal Nacional, da TV Globo, às 20h30. 

Desde sexta, o governo tem sido criticado pela falta de transparência na divulgação dos dados. Lideranças políticas, instituições e representantes do Judiciário e Legislativo reagiram à decisão de reduzir a publicidade das informações. A despeito da subnotificação de casos pelo País, o futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, disse que os números divulgados até agora seriam “fantasiosos” e que Estados e Municípios teriam inflacionado números de suas tragédias para receber mais recursos.

Os arquivos digitais que traziam detalhes de todo o histórico da doença no País, e que ficavam disponíveis em https://opendatasus.saude.gov.br/group/dados-do também saíram do ar. 

Arquivos digitais que traziam detalhes de todo o histórico da doença no País foram apagados pelo governo Foto: DataSus/ Divulgação

Procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde informou que ainda não há informações se esses arquivos voltarão a ser disponibilizados e que o site ainda passa por “ajustes”. A pasta também não quis comentar as declarações feitas por Carlos Wizard, sobre a recontagem de mortos registradas oficialmente pelo governo.

Publicidade

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em nota, afirmou que "repudia a falta de transparência doMinistério da Saúde na divulgação de dados confirmados e de óbitos por COVID-19 no país. É fundamental que em uma pandemia de tamanha magnitude tenhamos os números reais. Somente com informações epidemiológicas confiáveis será possível a avaliação das medidas atuais e o planejamento de ações para combater a propagação do novo coronavírus, que vem causando danos avassaladores no mundo e especialmente no Brasil."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.