Somos o país da vacina; leia análise

Especialista lembra que o Brasil tem uma longa história de sucesso em imunizações

PUBLICIDADE

Por Renato Kfouri
Atualização:

O Brasil atinge a importante marca de 50% de sua população com o esquema vacinal completo contra a covid-19. Isso significa que mais de 106.7 milhões de brasileiros já receberam as duas doses do imunizante ou a vacina de dose única.

Se formos considerar o público elegível para a vacinação, ou seja, os maiores de 12 anos de idade, atingimos praticamente dois terços desta população completamente vacinada.

Filomena Benedito recebe a vacina contra a covid-19 na UBS Butantã Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

Para quem atua na área há décadas esse fato não causa surpresa. Temos uma longa história de sucesso em imunizações; o Brasil e as Américas foram pioneiros no controle, eliminação e erradicação de várias doenças; não seria diferente com a covid-19.

Temos um programa de vacinação estruturado, gratuito, capilar e sólido, inserido no nosso SUS, que resiste ao descaso e a constante falta de investimentos.

Além disso, diferente de outros países onde a recusa e a hesitação em vacinar é um grande desafio, por aqui encontramos confiança e aceitação. Ponto para nós!

O que nos faltava eram vacinas! À medida que chegavam, rapidamente eram administradas, e não faltaram nas redes sociais selfies e registros desse marcante momento para todos. 

Os desafios não param: término dos esquemas iniciados, doses de reforço para os grupos mais vulneráveis, vacinação dos adolescentes, imunização de crianças quando as vacinas estiverem disponíveis...

Publicidade

Não somos somente o país do futebol e do carnaval!

* PEDIATRA INFECTOLOGISTA E DIRETOR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.