Sonda da Nasa descobre relâmpago nos pólos de Júpiter

Uma sonda da Nasa observourelâmpagos nos pólos de Júpiter, disseram cientistas naterça-feira. A sonda New Horizons, que passa pelo maior planeta doSistema Solar a caminho de Plutão, também fez imagens dospequenos anéis de Júpiter, estudou uma enorme tempestade emforma de redemoinho e explorou a longa cauda magnética doplaneta. A Nasa divulgou as descobertas científicas da missão narevista Science, mas já havia apresentado seus destaques nocomeço do ano. A New Horizons, que tem o tamanho de um piano, atingiu em28 de fevereiro a sua aproximação máxima com Júpiter, e emseguida usou a considerável gravidade do planeta gasoso paralhe dar impulso na direção de Plutão, aonde deve chegar emjulho de 2015. Enquanto estava por ali, a nave mais rápida já lançada daTerra voltou suas câmeras e sensores para Júpiter e para suasquatro maiores luas, fazendo cerca de 700 observações. Para Jeff Morre, da equipe científica responsável pelasonda, "o encontro ocorreu da melhor forma possível". Sabe-se que Io, uma das quatro luas observadas, tem vulcõesativos. Uma das 11 colunas de fumaça vulcânica ali detectadas,com 320 quilômetros de altura, era particularmente ativa --pertencia ao vulcão Tvashtar e foi, segundo os cientistas, amelhor imagem já vista de uma erupção em Io. "Por uma sorte incrivelmente boa, chegamos por acaso nomomento em que uma dessas raras 'supererupções' ocorreu", disseMoore. A New Horizons permitiu que os cientistas entendessemmelhor a dinâmica atmosfera jupiteriana. Por exemplo, elesviram raios nos dois pólos, fenômeno antes só testemunhado naTerra. Também já foram detectados relâmpagos em outros lugares deJúpiter. As novas conclusões mostraram que os raios não seconcentram perto do equador do planeta, o que sugere que asnuvens de convecção são provocadas por diferenças térmicas emtodo o planeta, segundo os cientistas.