DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO
DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO

Sorocaba é primeira cidade do interior de SP a decretar estado de emergência

Foram registrados 23 casos suspeitos do novo coronavírus; não há casos confirmados

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

13 de março de 2020 | 23h28

SOROCABA – A prefeitura de Sorocaba decretou estado de emergência, no fim da tarde desta sexta-feira (13), depois de registrar 23 casos suspeitos de coronavírus. É a primeira cidade do interior de São Paulo a entrar em emergência, mesmo sem ter casos confirmados da doença. Conforme a prefeita Jaqueline Coutinho (sem partido), a medida vai garantir agilidade ao município na adoção de medidas mais fortes e imediatas de enfrentamento da doença, caso isso seja necessário.

Conforme o decreto, o município passa a ter autonomia até para determinar a realização compulsória de exames médicos e coletas de amostras clínicas. Pode ainda adotar medidas de isolamento e quarentena, exumação necropsia, cremação e manejo de cadáver. O decreto permite à prefeitura a requisição de bens e serviços de pessoas físicas e jurídica e, ainda, a importação de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária ainda em fase de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dos 23 casos suspeitos, 14 são mulheres. Do total, 19 possuem histórico de viagens em países com circulação do vírus e quatro tiveram contato com suspeitos da doença. Os pacientes tiveram amostras coletadas para exames e são mantidos em isolamento domiciliar.

Para Entender

Coronavírus: veja o que já se sabe sobre a doença

Doença está deixando vítimas na Ásia e já foi diagnosticada em outros continentes; Organização Mundial da Saúde está em alerta para evitar epidemia

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.