Tasso Marcelo/AE
Tasso Marcelo/AE

SP convoca mães para garantir estoque de leite humano nos hospitais

Qualquer mulher que tem sobra de leite materno pode colaborar e doar; quantidade do alimento diminui em cerca de 50% durante as festas de fim de ano

Solange Spigliatti, Central de Notícias,

27 de dezembro de 2011 | 14h31

Por conta das festas de fim de ano, as doações de leite humano diminuem cerca de 50% e para garantir um bom estoque para os bebês prematuros internados em hospitais, a Secretaria de Saúde do Estado convoca as mães em período de amamentação para doar leite humano. A lista completa pode ser consultada no site http://www.redeblh.fiocruz.br, por meio do link "Encontre o BLH mais próximo de você". 

 

Segundo a coordenadora do banco de leite da maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, Andrea Penha Spínola Fernandes, o consumo médio de leite no hospital é de 140 litros por mês, mas, em dezembro, por enquanto, a quantidade de doações não ultrapassou os 60 litros. 

 

Atendendo a algumas regras, qualquer mulher que tem sobra de leite materno pode colaborar muito com o banco de leite. O leite materno é fundamental para que as crianças prematuras se desenvolvam e ganhem resistência à doenças. 

 

O alimento é considerado ideal por ter a qualidade e a concentração adequada de nutrientes para os recém-nascidos.  

 

Normalmente, as mães dos bebês internados não conseguem produzir leite em quantidade suficiente pela falta de estímulo, pois o bebê não tem condições de sugar, e por fatores emocionais, já que seus filhos estão internados. 

 

 

 

Como funciona a doação

 

 

Pode ser doadora, toda mulher que esteja amamentando seu filho exclusivamente com leite materno e que ainda assim apresente sobra do alimento. As doadoras ainda precisam estar saudáveis e não podem estar consumindo medicamentos. 

 

Normalmente os bancos de leite oferecem serviços de busca em domicílio e, além de oferecerem orientação para a melhor forma de ordenha e armazenamento do leite, também costumam disponibilizar um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para a alta qualidade do alimento doado. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.