SP prepara palestras e oficinas para orientar idosos e cuidadores sobre Alzheimer

Eventos serão realizados nesta 3ª e 4ª em dois centros e marcam dia mundial da doença

estadão.com.br

20 de setembro de 2010 | 18h53

SÃO PAULO - A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma programação especial em seus dois centros de referência do idoso da capital paulista para orientar pacientes e cuidadores sobre o mal de Alzheimer. Os eventos, que incluem palestras com psiquiatras e psicólogos, serão realizados por ocasião do Dia Mundial do Alzheimer, nesta terça-feira, 21.

Nesta terça, o Centro de Referência do Idoso (CRI) da zona norte promoverá duas palestras sobre o assunto, a partir das 14 horas, voltada especialmente para os cuidadores. Serão transmitidas informações sobre sintomas e precauções necessários aos idosos com a doença. Para participar, basta comparecer à unidade, sem precisar se inscrever previamente.

Já o Instituto Paulista de Geriatria de Gerontologia (IPGG, antigo CRI Leste) vai realizar uma extensa programação sobre o tema nesta quarta-feira, 22, a partir das 9 horas, para os idosos da região. Serão aulas informativas e oficinas sobre memória e casos da vida real, entre outras atividades.

As inscrições para os eventos do IPGG podem ser feitas pelos telefones (11) 2030-4073/4074 ou pelo e-mail: ipgg-comunicacao@saude.sp.gov.br.

A doença

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa progressiva. A característica dessa patologia é a deterioração intelectual, que compromete gradativamente as funções do portador em três esferas: estado mental, atividades da vida diária e comportamento. De 60 casos de pacientes com demência encaminhados ao CRI Norte a cada semestre, cerca de 10 têm Alzheimer.

A evolução da doença pode ser controlada com a mudança de hábitos cotidianos, acompanhamento profissional e medicação. Durante o tratamento, o paciente deve fazer estimulação cognitiva e exercícios para melhoria funcional com um terapeuta ocupacional e um fisioterapeuta. Além disso, também deve ser acompanhado por nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social.

O CRI Norte fica na rua Augusto Tolle, 978, no bairro do Mandaqui. O IPGG fica na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista, zona leste.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.