FELIPE RAU/ESTADãO
FELIPE RAU/ESTADãO

TCE encontra remédios vencidos e mofo em unidades de saúde de SP

Fiscalização do órgão, que teve resultado divulgado nesta quarta-feira, foi realizada em farmácias de 162 municípios

Rene Moreira, O Estado de S.Paulo

18 Julho 2018 | 23h56

FRANCA - Agentes do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) encontraram medicamentos vencidos, falta de controle e mofo em almoxarifados de unidades de saúde de diferentes cidades do Estado. Fiscalização realizada em farmácias de 162 municípios paulistas verificou as condições dos estoques das unidades públicas, o manuseio e a distribuição de remédios. 

Participaram da fiscalização 187 agentes e, entre outros problemas, foram relatados ausência de farmacêutico técnico, extintores de incêndio vencidos, condições de higiene inadequadas e prédios sem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e o alvará da Vigilância Sanitária.

O relatório da operação foi divulgado nesta quarta-feira, mas as ações foram desenvolvidas no dia 28 de junho. Os fiscais checaram na ocasião a estrutura das farmácias e situações de controle, aquisição e  acondicionamento dos remédios. Segundo o TCE, também foram detectadas divergências na contagem física dos remédios em comparação aos registros de controle.

Finalidade

Com todos os dados coletados, o Tribunal diz que "será possível traçar um mapa da situação dos almoxarifados de saúde do Estado" e isso permitirá ao administrador tomar conhecimento para "reparar possíveis falhas na gestão".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.