
18 de julho de 2018 | 23h56
FRANCA - Agentes do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) encontraram medicamentos vencidos, falta de controle e mofo em almoxarifados de unidades de saúde de diferentes cidades do Estado. Fiscalização realizada em farmácias de 162 municípios paulistas verificou as condições dos estoques das unidades públicas, o manuseio e a distribuição de remédios.
Condenada pelo TCE, entidade forneceu ‘conjunto de camisa e shorts’ de R$ 1 mil a Atibaia
Participaram da fiscalização 187 agentes e, entre outros problemas, foram relatados ausência de farmacêutico técnico, extintores de incêndio vencidos, condições de higiene inadequadas e prédios sem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e o alvará da Vigilância Sanitária.
O relatório da operação foi divulgado nesta quarta-feira, mas as ações foram desenvolvidas no dia 28 de junho. Os fiscais checaram na ocasião a estrutura das farmácias e situações de controle, aquisição e acondicionamento dos remédios. Segundo o TCE, também foram detectadas divergências na contagem física dos remédios em comparação aos registros de controle.
Com todos os dados coletados, o Tribunal diz que "será possível traçar um mapa da situação dos almoxarifados de saúde do Estado" e isso permitirá ao administrador tomar conhecimento para "reparar possíveis falhas na gestão".
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.