Divulgação/Nasa
Divulgação/Nasa

Tempestades levam Nasa a adiar mais uma vez a partida do Discovery

A previsão do tempo para sexta-feira é melhor, com 60% de chance de condições favoráveis

Associated Press, AP

04 Novembro 2010 | 13h38

Tempestades impediram a partida do ônibus espacial Discovery em sua viagem de despedida nesta quinta-feira, o provocando o mais recente de uma série de adiamentos para o mais antigo e mais usado dos ônibus espaciais.

 

Pouco antes do amanhecer, os administradores da missão cancelaram a decolagem prevista para esta tarde, e informaram que tentarão de novo na sexta.

 

Chuva caía na área do Centro Espacial Kennedy, e a meteorologia dava 80% de probabilidade de condições inadequadas para o lançamento.

 

A previsão do tempo para sexta-feira é melhor, com 60% de chance de condições favoráveis. Se não houver novo adiamento, o Discovery parte para  Estação Espacial Internacional (ISS) às 17h04 de sexta, horário de Brasília. vazamentos de gás e problemas elétricos causaram os adiamentos anteriores.

 

A Nasa tem até domingo para fazer o lançamento. Do contrário, a nave terá de esperar até dezembro para uma nova posição favorável.

 

Oficialmente, o voo do Discovery será o penúltimo da frota de ônibus espaciais. A missão final será realizada pelo Endeavour, em fevereiro de 2011. Uma terceira missão talvez seja autorizada para meados do próximo ano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.