Toupeira Krtek viajará a bordo do ônibus espacial Endeavour

Nasa quer chamar atenção dos mais jovens para o programa de exploração espacial

estadão.com.br com AP,

22 Março 2011 | 15h33

SÃO PAULO - Os astronautas da Nasa terão uma companhia inusitada na viagem que farão com o Endeavour em abril. Um antigo mascote criado na República Checa, conhecido como Krtek, acompanhará o americano Andrew Feustel na última viagem do ônibus espacial.

Conhecido em vários países do Leste Europeu, Alemanha, Áustria, China e Índia, a toupeira Krtek tem como missão chamar atenção dos jovens para o programa espacial. O personagem, criado por Zdenek Miler em 1956, é bem conhecido pela sua alegria e por estar sempre pronto a ajudar.

"Esperamos que com a ajuda de Krtek a nossa missão inspire estudantes e adultos a se destacarem nos estudos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, o que será essencial para a exploração espacial no futuro e benéfico para a raça humana".

O centro americano preparou um programa especialmente direcionado às crianças sobre a história do ônibus espacial.

O Endeavour fará sua última viagem para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 19 de abril. A missão levará o Espectrômetro Magnético Alfa com o objetivo de coletar evidências da antimatéria, da matéria escura e de outros elementos pelos próximos 20 anos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.