Trabalhador cai de plataforma de lançamento do Endeavour e morre

Segundo nota, equipes médicas responderam imediatamente, mas não conseguiram reanimar o trabalhador

estadão.com.br,

14 Março 2011 | 12h20

 SÃO PAULO - Na manhã desta segunda-feira, 14, um trabalhador de uma empresa terceirizada contratada pela Nasa para realizar trabalhos de manutenção e preparação para o último lançamento do ônibus espacial Endeavour caiu da plataforma de lançamento e morreu no local.

 

Veja também:

blog Acompanhe a missão pelo twitter da Nasa

linkRússia adia lançamento de nave que levaria cosmonautas para a ISS

link Ônibus espacial Discovery faz último pouso após 27 anos de serviço

 

Segundo a nota divulgada pela agência espacial, equipes médicas responderam imediatamente, mas não conseguiram reanimar o trabalhador contratado pela empresa United Space Alliance. A Nasa informou que a ocorrência está sob investigação.

 

Última missão. A nave, que foi movida para a plataforma de lançamento no último dia 10, deve partir para sua última missão dia 19 de abril, se o incidente não alterar os planos da agência. Esta será a última missão desta nave, que será aposentada após a viagem, e o penúltimo lançamento de um ônibus espacial da agência norte-americana.

 

O ônibus espacial será comandado pelo astronauta Mark Kelly, cuja mulher, a congressista Gaby Giffords, ainda está se recuperando de um tiro que levou na cabeça, durante uma tentativa de assassinato em janeiro.

 

A expectativa é de que mais um ônibus espacial, o Atlantis, se despeça do espaço em junho ou pouco depois, fazendo deste um ano de aposentadorias, já que este mês o Discovery também realizou sua última missão.

 

O plano da Nasa depois do fim do programa de ônibus espaciais é fazer com que os astronautas americanos sejam transportados até a Estação Espacial Internacional por meio da nave Soyuz, da Rússia, talvez até a metade da atual década. Depois, a Nasa deve começar a usar os serviços de companhias privadas nas suas viagens para o espaço.

Mais conteúdo sobre:
NasaEndeavour

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.