Trio russo-americano parte rumo à Estação Espacial Internacional

Uma nave Soyuz levando dois russos e um norte-americano decolou nesta terça-feira rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde devem passar cinco meses em órbita.

Reuters

23 Outubro 2012 | 15h36

A Soyuz TMA-06M, de fabricação russa, decolou no horário programado da plataforma de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, para a viagem de dois dias até a estação, que orbita a 400 quilômetros acima da Terra.

"A nave espacial entrou em órbita", disse um locutor no centro de controle da missão em Korolyov, nas proximidades de Moscou, nove minutos mais tarde, provocando uma comemoração dos engenheiros de voo, autoridades espaciais e parentes que assistiam ao lançamento em um telão gigante.

"Tudo foi bem. Houve um pequeno problema com a pressão a bordo, mas nós consertamos imediatamente", disse a jornalistas o diretor de voo para o segmento russo da estação espacial, Vladimir Solovyov.

O astronauta norte-americano Kevin Ford está em sua segunda viagem espacial. Já os cosmonautas Oleg Novitsky e Yevgeny Tarelkin fazem a sua viagem de estreia.

O trio encontrará a tripulação atual da ISS, formada pelo russo Yuri Malenchenko, pela norte-americana Sunita Williams e pelo japonês Akihiko Hoshide, que volta à Terra em 12 de novembro.

(Reportagem de Nastassia Astrasheuskaya)

Mais conteúdo sobre:
CIENCIAESPACOESTACAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.