Um troféu de saúde no fim de cada corrida

"Praticamente todos os dias levanto da cama antes do amanhecer. Preparo o café da manhã, vou para o parque, corro 10 km, volto para casa, acordo as crianças, me arrumo e saio para trabalhar. De noite, faço cursos e só durmo depois da meia-noite", relata a publicitária Fernanda Pacheco, de 39 anos. Ficou cansado só de ler? Acompanhar a rotina da publicitária realmente não é fácil, mas para ela - e outros milhares de paulistanos que não conseguem ficar parados - a tarefa é simples e saudável. Sabe qual é o segredo de tanta disposição? A prática freqüente de exercícios aeróbicos. É cada vez maior o número de pessoas que vivem com a agenda lotada de compromissos e, mesmo assim, não dispensam a hora de esquecer dos problemas e correr no parque, aliviando o estresse e aumentando a qualidade de vida. São paulistanos que correm até para se divertir. De acordo com Luciana de Matos, responsável pelo Ambulatório de Cardiologia do Exercício e Esporte do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, a corrida proporciona diversos benefícios para o corpo: diminui o colesterol e o risco de diabetes, tira a pessoa do sedentarismo, reduz a hipertensão arterial e também a obesidade. "Tinha problemas de saúde causados pelo estresse que passava no trabalho. Era muito forte a cobrança e não conseguia eliminar a tensão. Depois que descobri a corrida, tudo mudou. A cobrança continua a mesma, mas agora nem ligo mais", conta o advogado Rubens Menezes, de 38 anos, que corre com os amigos do escritório no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Esse tipo de esporte é recomendável para pessoas de qualquer faixa etária, mas, antes de sair correndo por aí, preste atenção em alguns cuidados básicos. "Antes de iniciar qualquer atividade física, o indivíduo deve procurar um médico e avaliar, por meio de exames clínicos, o seu estado de saúde. Feito isso, se possível, deve procurar a orientação de um profissional de educação física, que, baseado nos testes, montará uma série específica de exercícios para o futuro atleta. Tudo de forma gradual", afirma o personal trainer Alexandre Salicio. Roupas - Depois de ficar liberado para começar a correr, é válido providenciar um material de treino para a tarefa. Encontrar roupas que permitam que você transpire normalmente e uma garrafa de água são peças fundamentais para obter um bom resultado. Além disso, escolher um tênis adequado também é importante, pois cada pessoa tem um tipo de pisada e precisa de um calçado confortável que se adapte ao formato dos pés. Para evitar problemas, o personal garante que utilizar um freqüencímetro (aparelho que monitora a freqüência cardíaca) durante a atividade diminui o risco dos excessos. "Caso não seja possível comprar o aparelho, após o exercício conte os batimentos durante 15 segundos e multiplique por quatro. O resultado corresponde ao valor da freqüência cardíaca no momento. Informe o dado para o seu médico." Confira a seguir a lista de 10 dicas para começar a correr: 1. Acerte um horário para a alimentação e os treinos. Não fique sem comer por mais de três horas. Faça pequenas refeições antes de iniciar a atividade física; 2. Treine pelo menos três vezes por semana. É o mínimo para obter bons resultados; 3. O aumento da intensidade deve ser gradual e moderado; 4. Respeite os períodos de descanso, assim seu corpo poderá se recuperar dos desgastes; 5. Encontre a proporção perfeita, adaptando o treino aos seus reais objetivos; 6. Respeite os limites do corpo durante a atividade, caso apresente sinais de fadiga; 7. Aqueça, pelo menos, 15 minutos antes do treino. Beba água durante todo o processo; 8. Alongue-se antes do aquecimento e trote ou caminhe durante alguns minutos após a corrida. Depois, alongue-se novamente; 9. Não batize o tênis novo na atividade física. Ande alguns dias com ele, faça atividades de rotina para, só então, colocá-lo para correr; 10. O preparo muscular é essencial para ajudar a absorver os impactos do exercício físico. Além da corrida, procure realizar atividades como a musculação natação, dança ou outro tipo de exercício físico.

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