Uso errado de remédios pode causar leucemia

Resultados preliminares de uma estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam que o uso incorreto de anticoncepcionais à base de estrógeno em grávidas pode aumentar em até nove vezes o risco de leucemia aguda no bebê até os 2 anos. A doença é causada por alteração de origem desconhecida no DNA dos leucócitos. O estudo foi feito com 202 bebês com leucemia aguda do lactente comparados a 440 sadios nascidos entre 1999 e 2005. A idéia era apontar fatores de risco ambiental, como uso de analgésicos, antifúngicos e pesticidas. Pesquisas internacionais sugerem relação entre essas drogas e a leucemia aguda do lactente, que, embora grave, tem cura em 75% dos casos. No País, são 32 doentes para 100 mil nascidos. Outro fator de risco dobrado verificado no estudo é o alto peso ao nascer (mais de 3,5 kg). A pesquisa foi publicada em dezembro na Cancer Epidemiology Biomakers and Prevention. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agencia Estado,

03 de abril de 2007 | 10h55

Tudo o que sabemos sobre:
notícia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.