USP cria pós-graduação em museologia

Curso multidisciplinar será ministrado em várias unidades e museus da Universidade

Agência Fapesp

28 de maio de 2012 | 08h34

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMUS) da Universidade de São Paulo (USP) abrem desta segunda-feira, 28, até a próxima quarta-feira, dia 30.

 

Aprovado em março, o curso será o segundo mestrado em museologia existente no país e será ministrado a partir do início do segundo semestre de 2012 por quatro museus: o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ).

 

Baseado em curso de especialização na área oferecido pela USP de 1999 a 2006, o objetivo do mestrado é ampliar a possibilidade de estudos na área de museologia e capacitar profissionais para atuar como museólogos. "A museologia é uma disciplina aplicada, e por isso pode interessar a estudantes que vêm da área de exatas, biológicas ou humanas. Será, por excelência, um curso multidisciplinar", disse Maria Cristina Oliveira Bruno, professora e uma das orientadoras do programa.

 

O curso terá duas linhas de pesquisa: "Teoria e método da gestão patrimonial e dos processo museológicos" e "História dos processos museológicos, coleções e acervos". Serão 13 disciplinas oferecidas em dois semestres, sendo que no terceiro semestre é esperado que os alunos se preparem para o exame de qualificação. As aulas serão ministradas nos quatro museus organizadores. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.