
06 de março de 2015 | 20h16
SÃO CARLOS - O açafrão é o mais novo antídoto de combate ao mosquito transmissor da dengue. De acordo com pesquisadores da Universidade de Paulo (USP) em São Carlos, no interior paulista, o tempero é capaz de eliminar as larvas do Aedes aegypti. Isso porque elas ingerem a curcumina (substância que dá a cor amarela no açafrão) e depois, com a luz solar, sofrem uma reação que destrói o intestino e causa a morte.
Os pesquisadores estudam agora a quantidade do pó a ser jogada nos quintais das casas para combater a dengue. Os estudos começaram há cerca de dois anos envolvendo a terapia fotodinâmica contra o mosquito, mas evoluíram para um resultado ainda mais promissor quando analisado o açafrão.
O professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física da USP de São Carlos, conta que após ingerir a curcumina, a larva morre em duas horas exposta a qualquer tipo de luz. E quando está em locais mais escuros também não consegue sobreviver, mas a morte pode demorar até 24 horas.
Para fazer com que a larva venha a consumir a substância não é difícil: basta espalhar o pó amarelo em locais de reprodução do mosquito, caso dos vasos e outros recipientes que possam servir de criadouro. Uma vantagem da curcumina é que não polui o ambiente, além de ser facilmente encontrada.
Quintal. O estudo foi realizado em laboratório e está entrando agora na fase de testes práticos em campo. A pesquisadora Larissa Marila de Souza contou que a substância será aplicada em criadouros para que se possa dosar a concentração ideal para as residências. "Se tudo correr bem, talvez no próximo ano já esteja disponível à população", falou ao Estado.
Ela lembrou que não basta jogar o pó. "A técnica funciona com a combinação da luz para ativar". O trabalho tem o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que também desenvolvem estudos com esta mesma finalidade.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.