Vacina contra gripe suína só será produzida no Brasil em 2010

Secretário da Saúde diz que vacina combaterá 'eventual 2ª onda' da pandemia no País, que já teve 11 mortes

Agência Brasil,

18 Julho 2009 | 14h03

A vacina para combater a influenza A (H1N1) - gripe suína - no Brasil só será produzida pela Instituto Butantã a partir de 2010. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, negou que a ausência de uma vacina ainda para este ano se deva ao fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não ter enviado a cepa do vírus ao Butantã.

 

Veja também:

linkH1N1 se propaga a 'velocidade sem precedentes', diz OMS

 Vídeo: Isaías Raw fala sobre criação de uma vacina

linkVeja as últimas notícias da pandemia e da situação no Brasil

 

A vacina, segundo Guimarães, irá combater uma "eventual segunda onda" da pandemia no Brasil, prevista pelo ministério para o próximo inverno. "A vacina não servirá agora, mas esse não é um problema grave.", avaliou.

 

O secretário reforçou que as pessoas que apresentam sintomas gripais devem se precaver procurando atendimento médico em postos de saúde e ambulatórios. "Apenas os que tiverem um agravamento [do quadro clínico] serão encaminhados para hospitais de referência", disse.

 

O Brasil já teve 11 mortes confirmadas e registra 1.175 casos. O Ministério da Saúde está divulgando boletins estatísticos apenas às quartas-feiras.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína , vírus A (H1N1)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.