Vacinação contra meningite C começa no dia 8 na rede pública de SP

Serão imunizadas crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses; em novembro, dose será para as menores

SOLANGE SPIGLIATTI, Agência Estado

31 de agosto de 2010 | 10h42

Começa no próximo dia 8 a vacinação contra a meningite C no Estado de São Paulo, imunização que passa a fazer parte do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). As primeiras 600 mil doses da vacina conjugada contra meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana, serão oferecidas em toda a rede pública do Estado.

Inicialmente, serão vacinadas apenas as crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses de idade. Para essa faixa etária, é necessário apenas uma dose. Em novembro, a Secretaria Estadual da Saúde vai colocar a vacina contra o meningococo C à disposição também das crianças menores de 1 ano, que deverão tomar duas doses e uma de reforço quando completarem 1 ano.

Antes dessa medida, a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C. "Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de 2 anos, e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Essa vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Apenas crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não devem ser imunizadas.

Tudo o que sabemos sobre:
saúdemeningitevacinaçãoSP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.