Variações genéticas influenciam o metabolismo individual

Descoberta pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos específicos para cada paciente

Foto do author Redação
Por Redação

Quatro variações genéticas parecem determinar a velocidade com que as pessoas queimam a comida, disseram pesquisadores na quinta-feira, 27, uma descoberta que poderá, um dia, oferecer aos médicos a possibilidade de tratar pacientes de maneira mais individual.   Veja também:  Íntegra do estudo (em inglês)    Diferenças em metabolismo podem fazer com que algumas pessoas sejam mais suscetíveis a doenças como diabete e explicar como uma resposta com dieta, medicamentos e exercícios varia de pessoa para pessoa.   Saber logo como o corpo de alguém vai quebrar moléculas no sangue e construir músculos e células pode levar a um melhor tratamento, disse Karsten Suhre, pesquisadora do Centro Helmholtz em Munique.   Os pesquisadores pesquisaram os genes de 284 pessoas e encontraram quatro - FADS1, LIPC, SCAD and MCAD - ligados a determinadas taxas de metabolismo.   Isso poderia ser particularmente bem usado para tratar condições fortemente ligadas ao metabolismo como doenças da artéria coronária e obesidade, disse Suhre.   "Essas descobertas podem resultar em um passo a frente para o tratamento de saúde personalizado e nutrição baseada em uma combinação de genótipo e metabolismo", disse.