25 de junho de 2009 | 13h14
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse que o vírus H1N1, causador da gripe suína, é estável e não mostra sinais de misturar-se geneticamente com o vírus da gripe aviária. "O vírus continua a ser muito estável", disse ela.
Veja também:
Quem vem da Argentina e Chile tem de fazer declaração
País reforça fiscalização da gripe
Mapa: veja como a gripe está se espalhando
Entenda a gripe suína: perguntas e respostas
Infectologista esclarece cuidados que serão tomados
Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo
'Meios de transportes facilitam a propagação'
Folheto oficial do Ministério da Saúde
Diferente da gripe suína, que parece disseminar-se facilmente mas causa pequeno número de casos graves, a gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, não se espalha com facilidade entre seres humanos, mas tem uma alta taxa de mortalidade.
É comum que variedades de vírus troquem material genético entre si, com o risco de que uma variedade acabe assimilando os "pontos fortes" de outra.
"Sabemos que todos os vírus de gripe são altamente imprevisíveis e têm grande potencial de mutação", acrescentou Margaret. Ela insistiu que é preciso monitorar o vírus de perto.
"Precisamos saber como ele está se comportando no hemisfério sul, e ver se o vírus H1N1 e o vírus da gripe comum vão se recompor. Até agora, não detectamos nenhum sinal", disse ela.
"Outro ponto importante é que precisamos monitorar o H1N1 e o H5N1, que é endêmico em alguns países da Ásia e do Oriente Médio. Gostaríamos de saber se houver alguma mudança", acrescentou. "Novamente, não detectamos nenhum sinal de reagrupamento".
A diretora da OMS disse que muito esforço vem sendo feito na busca por vacinas, mas que medidas de bom senso podem reduzir o risco de infecção.
"Na prevenção e na redução do risco desta infecção, é claro que muita atenção foi dada a antivirais e vacinas. Mas não devemos esquecer que existem o que chamamos de medidas não farmacêuticas que são muito eficientes", disse ela.
"Estas são medidas simples como não fumar, descansar o suficiente, manter uma dieta balanceada para sustentar um alto nível de imunidade e lavar as mãos frequentemente com água e sabão".
"E se você for contaminado, por favor procure um médico".
Encontrou algum erro? Entre em contato