S. Corvaja/ESA/Divulgação
S. Corvaja/ESA/Divulgação

Voluntários de voo a Marte 'chegam ao Planeta Vermelho'

Três cosmonautas fizeram chegaram à superfície marciana reconstituída por cientistas russos

Efe,

13 Fevereiro 2011 | 12h31

MOSCOU - O ítalo-colombiano Diego Urbina, o russo Aleksandr Smolevsky e o chinês Wang Yue, voluntários que participam de um voo espacial simulado a Marte, pousaram neste sábado na superfície reconstituída do Planeta Vermelho.

 

Veja também:

link Nave de voo simulado a Marte entra na 'órbita de Marte'

documento Acompanhe o projeto Mars 500

 

Os três fizeram a viagem simulada a bordo de uma pequena cápsula espacial e chegaram à superfície marciana reconstituída por cientistas russos em um simulador do Instituto de Problemas Biomédicos de Moscou.

 

Os aspirantes a astronautas entraram no módulo de aterrissagem, fecharam a escotilha, se separaram da plataforma orbital e levaram uma hora para chegar ao planeta recriado, onde permanecerão durante 30 dias na que é considerada a maior simulação de voo ao Planeta Vermelho, informam as agências russas.

 

Nos próximos dois dias, os voluntários irão estudar a superfície marciana com a ajuda de um robô, o que inclui a busca de fontes de água.

 

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a russa Roscosmos lançaram esse projeto 2004, contando posteriormente com apoio e financiamento da China.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.