Zona sul de SP tem mutirão de papanicolau até dezembro

Coleta ginecológica é gratuita e deve ser feita por mulheres de 25 a 59 anos sexualmente ativas

estadão.com.br

30 de agosto de 2010 | 18h59

SÃO PAULO - Até dezembro, 23 unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) das regiões de Capela do Socorro, Parelheiros, Campo Limpo, M'Boi Mirim e Cidade Ademar realizarão gratuitamente, todos os sábados, exame ginecológico de papanicolau.

 

A coleta deve ser realizada por toda mulher que tem ou já teve relação sexual, especialmente na faixa etária entre 25 e 59 anos.

 

O papanicolau é um exame simples, rápido e capaz de detectar alterações no colo do útero. Para realizá-lo, basta comparecer à AMA mais próxima de sua residência, das 9 às 17 horas, com o Cartão SUS ou um documento de identificação. Para mais informações, ligue para (11) 5686-7298, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

 

O câncer de colo do útero é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres (atrás apenas do de mama), responsável por 230 mil mortes por ano em todo o mundo.

 

Portanto, a prevenção é fundamental para combater a doença, e realizar esse exame é a melhor maneira de identificá-la ainda no início, quando pode ser tratada com alta porcentagem de cura.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.