AP Photo/Eugene Hoshiko
AP Photo/Eugene Hoshiko

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

Japão confirma caso de nova pneumonia viral chinesa

Paciente com cerca de 30 anos esteve na cidade de Wuhan, na China, epicentro do vírus; surto deixou um morto

Redação, O Estado de S.Paulo

16 de janeiro de 2020 | 02h36

TÓQUIO - Um paciente japonês que esteve no início de janeiro na cidade chinesa de Wuhan, epicentro de uma  misteriosa pneumonia viral, contraiu a doença, anunciou o Ministério da Saúde do Japão nesta quinta-feira, 16.

Natural da prefeitura de Kanagawa (limítrofe a Tóquio), o paciente com cerca de 30 anos foi hospitalizado no dia 10 de janeiro com forte febre e outros sintomas depois de regressar de Wuhan.

Os resultados das análises saíram no dia 15 de janeiro e confirmaram a presença de um novo coronavírus surgido na China. O homem melhorou e recebeu alta nesta quarta-feira, 15.

As autoridades chinesas avaliam que o risco de o novo surto de pneumonia viral ser transmissível entre humanos é "baixo", mas "não está descartado".

A doença já deixou um morto e faz temer o reaparecimento de um vírus da mesma família daquele causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAS, na sigla em inglês), que matou cerca de 650 pessoas na China continental e em Hong Kong entre 2002 e 2003.

A doença também foi diagnosticada na Tailândia, em uma mulher oriunda de Wuhan, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS), citando as autoridades tailandesas. /AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.